Perguntas Frequentes

Quando procurar um psicólogo (a)?

Podemos buscar ajuda profissional com um psicólogo (a) quando observamos dificuldades em lidar com nossos sentimentos e emoções.

A psicoterapia é um importante recurso no cuidado da sua saúde mental, além de ser um processo de aprendizagem de si mesmo e de como desenvolver novos comportamentos que promovam mudanças e melhoria na qualidade de vida.

Bem como para ajudar no enfrentamento de situações difíceis que permeiam nosso cotidiano. É um investimento na vida!

Como a psicoterapia pode ajudar?

A psicoterapia pode auxiliar em diversas situações como:

  • Enfrentamento de emoções intensas e desconfortáveis;
  • Sentimentos constantes de tristeza, desânimo, depressão, estresse, preocupações, ansiedade, nervosismo, variações de humor etc;
  • Dificuldade nos relacionamentos interpessoais (amorosos, familiares, amistosos, laborais…);
  • Perdas ou mudanças (separações, lutos, desemprego…);
  • Manias, medos e/ou fobias, comportamentos alterados e/ou repetitivos;
  • Sentimento de culpa, mágoa ou dificuldades de lidar com passado;
  • Sensação de não pertencimento a lugar algum (solidão, prejuízos na interação social);
  • Ter um espaço para fala com escuta atenta, e acolhimento especializado;
  • Busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
  • Entre outros.

 

Como funciona a psicoterapia on-line?

O atendimento on-line permite que você acesse o cuidado psicoterapêutico no conforto da sua casa.

Contudo, para que o atendimento ocorra de forma satisfatória é fundamental que a internet seja de boa qualidade, assim como a câmera que fornecerá a imagem.

As sessões devem ocorrer em um espaço tranquilo, livre de barulhos e sigiloso em que você possa se sentir à vontade para poder relatar o que for importante e se possível faça o uso de fones de ouvido. As sessões geralmente são semanais realizadas via chamada de vídeo em plataformas como: Google Meet, Skype ou Hangouts.

Têm em torno de 50 minutos de duração e são reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia com base na Resolução CFP no 11/2018 que regulamenta a prestação de serviços psicológicos on-line de acordo com o Código de ética.

 

Como é a primeira consulta/sessão com o psicólogo?

O contato inicial com o psicoterapeuta é o momento em que o psicólogo além de acolher e ouvir o seu cliente de modo atento e sem julgamento, poderá também levantar uma série de questionamentos que servirão para identificar o motivo que o levou a buscar tal espaço.

A partir da análise das respostas, reações e relatos de sentimentos envolvidos em suas ações e inter relações, será possível ter uma ideia da queixa e desconforto vivenciados pelo cliente, ainda que este não consiga explicar claramente o que sente.

Portanto, não se preocupe!!!!! O profissional psicólogo não irá forçá-lo a falar sobre nada que seja muito difícil de ser dito logo no primeiro encontro. Aos poucos, à medida que o processo psicoterapêutico avança, e o vínculo se estabelece (entre cliente e profissional), você se sentirá mais à vontade para falar sobre si e entrar em contato com determinados assuntos.

 

Informações sobre reembolso

Os atendimentos psicológicos oferecidos são particulares, mas caso você tenha um plano de saúde, verifique com a sua operadora se esta fornece cobertura para psicoterapia. Caso ofereça, você poderá solicitar reembolso.

É importante salientar que o porcentual da restituição é diferente de plano para plano, por isso, é preciso consultar diretamente com a Operadora do seu contrato. Confirme ainda se há um número de limites de sessões para a cobertura do tratamento, pois com relação ao processo psicoterapêutico nem sempre o tempo estimado será previsível.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta as questões referentes ao plano de saúde, garante a cobertura a psicólogos no rol da ANS de procedimentos mínimos. Porém os planos possuem seus procedimentos nos quais existem algumas regras de cobertura. Para ter mais detalhes, você deverá consultar pelo site da sua Operadora de saúde o seu contrato ou ligar na Central de Atendimento correspondente.

 

“Não devemos permitir que as percepções limitadas de outras pessoas nos definam.”

Virginia Satir

Fale Conosco

Telefone

(11) 94035 9807

E-mail

tatianalazz@vinhedopsicologia.com.br

Endereço

Unidade 1 - Rua Páscoa Zanetti Trevisan, 510 Jardim Itália – Vinhedo SP

Unidade 2 - Rua Rua Cardoso de Almeida, 634 cj. 86 Perdizes – São Paulo SP

On-line (vídeo conferência)

Atendimento

Segunda - Sexta: 9 as 17h
Sábado: 9 as 12h

Fale conosco
💬 Como podemos ajudar?
Clínica Vinhedo Psicologia
Olá 👋
Como podemos te ajudar?